Turismo: Porto Alegre/ RS - Brasil

Porto Alegre/ RS - Brasil

Ipês floridos no Parque Farroupilha (Redenção) - Foto: A/ D

● VEJA MAIS FOTOS DESTE DESTINO

HISTÓRIA

Os primeiros habitantes da região, hoje Porto Alegre, foram grupos indígenas Guaranis, Charruas, Minuanos e Tapes.

Nos idos do século XVIII, colonizadores conseguiram concessões de Sesmarias, as mais importantes foram àquelas concedidas a Sebastião Francisco Chaves, Dionisyo Rodrigues Mendes e Jerônimo de Ornellas Menezes e Vasconcelos, dono da sesmaria mais importante, a de Sant'Anna.

E os primeiros esboços de uma cidade surgiram na primeira metade XVIII, quando, em 1742, o rei de Portugal autorizou, por meio do Tratado de Madri, a emigração de açorianos para Santa Catarina, e em 1750, ordenou que parte desses açorianos fossem enviados para terras demarcadas no Rio Grande do Sul, no Morro de Sant’Anna.

Porém, essas terras eram pobre em água, o que levou as famílias açorianas a se fixarem em terras próximas ao porto, que logo recebeu o nome de "Porto dos Casais". Assim, em 26 de março de 1772, foi criada a Freguesia de S. Francisco do Porto dos Casais.

Com o tempo, a área foi ganhando importância, tanto que em 24 de julho de 1773, Porto Alegre tornou-se a capital da Capitania, sob o nome de Freguesia da Nossa Senhora da Madre de Deus de Porto Alegre, com a instalação do governo de José Marcelino de Figueiredo.

A partir de 1824, a cidade passou a receber imigrantes de todo o mundo, em especial, alemães, italianos, espanhóis, africanos, poloneses, judeus e libaneses.

Também no século XIX, mais especificamente, em 20 de dezembro de 1835, eclodiu a Guerra dos Farrapos, longa guerra por independência contra o império Português, e que mesmo sem obter êxito frente aos portugueses, é motivo de muito orgulho para os gaúchos.

Atualmente, Porto Alegre tem a maior região metropolitana do Sul do Brasil, é a quarta cidade mais populosa do país e tem terceiro maior PIB. Destaca-se por seus excelentes índices de qualidade de vida, tanto que recebeu o título de "Metrópole nº1" em qualidade de vida do Brasil, além de estar no centro da vida cultural, política e social do país.

Porto Alegre é a capital do Estado do Rio Grande do Sul e está localizado na região sul do Brasil.

DADOS GERAIS
Estado: Rio Grande do Sul
População: 1.467.823 habitantes
Altitude: 10 m
Código de área: 51
Tensão elétrica: 127 V
Clima: subtropical úmido
Fuso Horário: - 3 horas em relação ao Meridiano de Greenwich (horário de Brasília)

ATRATIVOS TURÍSTICOS

Pôr do Sol no Guaíba - Foto: Silvio Silva

O nosso conceito de “cidade grande”, invariavelmente, está atrelado a um cenário de caos e concreto, mas algumas cidades encontram certo equilíbrio, no Brasil, não há cidade mais perfeita para exemplificar isso do que Porto Alegre.

Pois, como uma espécie de recompensa para a rotina sufocante, típica das metrópoles, a capital gaúcha oferece uma vida cultural agitada, com seus museus, teatros e abundantes áreas verdes. Além do fato, de cultuar e preservar, como poucas, suas tradições, injetando nas artérias da “cidade grande” alma.

Três parques devem ser paradas obrigatórias na cidade, são eles: o Parque Moinhos de Vento, mais conhecido como, “Parcão”; o Parque Marinha do Brasil e o Parque Farroupilha (Redenção). Outra área verde importante é o Jardim Botânico, onde se encontra o Museu de Ciências Naturais.

Cultuar a história e as tradições é uma de suas marcas, Porto Alegre é ornada com prédios e monumentos de diferentes estilos arquitetônicos, entre os quais, estão: o prédio onde hoje funciona a Prefeitura de Porto Alegre no Paço dos Açorianos; o Mercado Público Central; o Chalé da Praça XV ; o Correios e Telégrafos (Memorial do Rio Grande do Sul); a Casa da Junta; a Catedral Metropolitana e o Palácio Piratini.

Também são convites para um passeio, os monumentos Júlio de Castilhos, na Praça da Matriz; a coleção de estátuas que ornamentam a antiga Prefeitura, na Praça Montevidéu e o Monumento aos Açorianos, localizado em frente à Ponte de Pedra.

Outras opções de cultura e entretenimento são os teatros, centros culturais e museus espalhados pela cidade, como: o Teatro Bourbon Country; o Bruno Kiefer (um dos teatros da Casa de Cultura Mário Quintana); o Teatro São Pedro e o Anfiteatro Pôr do Sol (às margens do Lago Guaíba). Dentre os museus, destacam-se: o Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) e o Museu Iberê Camargo, que abriga mais de quatro mil obras do artista.

Para finalizar, não dá para falar da Capital gaúcha e não dedicar, ao menos, um parágrafo ao Guaíba, o grande lago tem 496 quilômetros quadrados e 72 km de margem. Sua extensa orla mobiliza centenas de espectadores, diariamente, para assistir o pôr do sol, além disso, a orla do Guaíba abriga pontos referenciais de Porto Alegre, tais como o Cais do Porto, a Usina do Gasômetro, a Avenida Beira-Rio e o Anfiteatro Pôr do Sol.

SERVIÇOS TURÍSTICOS

Churrasco Gaúcho - Foto: A/D

Onde comer:

A "cozinha" gaúcha tem forte influência de índios, tropeiros vindos de São Paulo e Minas Gerais, uruguaios, argentinos e europeus, sobretudo, italianos e alemães. Um bom exemplo dessa miscelânea cultural à mesa gaúcha é o arroz carreteiro, um dos pratos mais tradicionais da região, tem traços da culinária indígena, espanhola e portuguesa.

Entre os muitos restaurantes que investem na comida tradicional gaúcha, pode-se citar o Bah, com sua excelente carta de vinhos, e o Vitrine Gaúcha, neste último, a atração principal é o legítimo “costelão”, preparado no fogo de chão, literalmente exposto na vitrine. Já para aqueles que preferem um restaurante “bom e barato” a dica é ir ao bistrô Del Barbiere, que possui um ambiente familiar charmoso. Agora, se a ideia é se deliciar com lanches populares, vale a pena ir ao Mercado Público, a Banca 40 (sorveteria), o centenário restaurante Gambrinus e o tradicional Bar Naval são algumas das opções mais famosas.

Comida típica: já diz o ditado popular: “Gaúcho que se preza sabe preparar um bom churrasco!”, assim, não há muito que dissertar sobre isso, é unânime, o churrasco é o prato mais lembrado por quem aprecia a gastronomia gaúcha. Entre as várias opções de churrascarias espalhadas pela cidade, sugerimos a Vermelho Grill, na sua churrasqueira a carvão são assados cortes provenientes de animais das raças hereford e braford, criados nos pampas.

Onde ficar:

Porto Alegre possui 190 estabelecimentos de hospedagem, 14.625 mil leitos disponíveis e uma capacidade de hospedagem de 21.570 pessoas, segundo dados do IBGE, 2011.

A maior parte dos hotéis estão concentrados no bairro Moinhos de Ventos (área nobre da cidade), no Centro e na Cidade Baixa (parte antiga da cidade). Para aqueles que vão à Porto Alegre para o Mundial de Futebol de 2014, os hotéis localizados nesses bairros ficam próximos ao bairro de Praia de Belas, onde está situado o Estádio Beira Rio.

Onde comprar:

No Parque Farroupilha (Redenção) funciona todos os domingos, das 10h às 16h, o Brique da Redenção, uma feira de artesanato regional, de objetos antigos e artes plásticas.

Outro reduto de compras é o Mercado Central, que além de ser um prédio histórico de Porto Alegre, possui mais de 107 bancas e lojas em 2 andares, onde encontra-se especiarias e produtos típicos da cultura gaúcha.

Transporte:

Aeroporto:
Aeroporto Internacional Salgado Filho
Tel: (51) 3358-2000

Ônibus: ônibus shuttles, mêtros e táxis ligam o aeroporto ao centro da cidade. O aeroporto dispõe de um serviço de Van gratuito que vai até a estação "Aeroporto" do Trensurb. O Trensurb chega à estação rodoviária de Porto Alegre que possui ônibus para qualquer parte do estado do Rio Grande do Sul e para outras cidades do país.

Táxi: as paradas de táxis ficam localizadas na saída do terminal 1. A companhia de táxi que opera no complexo é a Cootaero; Tel:(51) 3358 2500.

Aluguel de Carro: existem balcões de locação de automóveis das companhias (Hertz, Avis, Localiza, Unidas, Budget, Locaralpha e Movida)

Mais informações sobre transporte em Porto Alegre: Clique Aqui

Outros serviços:

Centro de atendimento ao turista
Centro de Informação Turística (CIT) Linha Turismo
Endereço: Trav. do Carmo, 84 - Cidade Baixa
Horário: diariamente, das 8h às 18h
Telefone: (51) 3289-0176

Postos para Câmbio: casas de câmbio estão disponíveis no centro de Porto Alegre, no Aeroporto Internacional Salgado Filho e em shoppings da cidade.

Fonte: Bruna A. Medeiros, da redação OpenBrasil.org
Página anterior Próxima página