Turismo: Fortaleza/ CE - Brasil

Fortaleza/ CE - Brasil

Estátua Iracema Guardiã, na Praia de Iracema - Foto: Jean dos Anjos

● VEJA MAIS FOTOS DESTE DESTINO

HISTÓRIA

Foi o português Pero Coelho de Souza que ao aportar na região, onde hoje é Fortaleza, em 1603, iniciou a ocupação do território, quando ergueu o Forte de São Tiago nas margens do Rio Ceará.

Em 1613, o português Martim Soares Moreno recuperou e ampliou o Forte que foi rebatizado de Forte de São Sebastião. Duas expedições holandesas estiveram no Ceará, sendo que a segunda, comandada por Matias Beck, ergueu às margens do Riacho Pajeú, o Forte Shoonemborch, marco inicial de Fortaleza.

A expulsão dos holandeses ocorreu em 1954, pelo comandante português Álvaro de Azevedo Barreto, que mudou o nome do Forte para Nossa Senhora da Assunção, enquanto, que a região recebera o nome de Fortaleza de Nossa Senhora de Assunção.

Em 1699, uma Ordem Régia, criava a primeira vila no Ceará, a escolhida foi Aquiraz, no entanto, um ataque de índios à Aquiraz, fez com que o povoado de Fortaleza fosse o escolhido e elevado à condição de vila, em 1726. Em 1799, a Província do Ceará é desmembrada da de Pernambuco, e Fortaleza é eleita Capital. Somente em 1823 o Imperador Dom Pedro I elevou a vila à categoria de cidade.

Fortaleza era dependente e inexpressiva economicamente, foi, somente, a partir do século XVIII, quando seu porto começa a exportar algodão para a Inglaterra, que esse cenário começa a se modificar.

Em 1910, já é a sétima cidade do país, já nas décadas de 1950 e 1960 a cidade experimenta forte crescimento econômico, para em 1970, implantar o distrito industrial de Fortaleza, despontando como polo industrial do Nordeste. Enquanto que, em 1990, a cidade despontou como polo turístico no Nordeste e no Brasil.

Fortaleza é a capital do Estado do Ceará, que está localizado na região Nordeste do Brasil.

DADOS GERAIS – FORTALEZA

Estado: Ceará
População: 2.447.409 habitantes
Altitude: 21 m
Código de área: 85
Tensão elétrica: 220 V
Clima: tropical.
Temperatura: média de 27ºC
Fuso Horário: Horário de Brasília (-3 horas em relação ao Meridiano de Greenwich)

ATRATIVOS TURÍSTICOS

Praia do Futuro - Foto: A/ D

Fortaleza é um dos destinos turísticos mais concorridos do Brasil, contribuem para isso, as belezas irretocáveis da capital cearense e a infraestrutura em torno dos atrativos da cidade.

O fato é que em Fortaleza estão alguns dos cenários praianos mais famosos do Brasil. A começar pela boêmia Praia de Iracema, que recebeu esse nome em homenagem a personagem do escritor cearense José de Alencar. Os outros destaques ficam por conta das Praias: de Meireles, do Titãzinho ou Farol, de Mucuripe e a Praia do Futuro.

Aliás, as praias de Fortaleza são ideais para a prática de esportes náuticos, seus ventos constantes e os poucos recifes atraem amantes do surf, do windsurf e do kitesurf.

Já para quem prefere piscina, uma opção é o parque aquático Beach Park, o maior da América do Sul.

Visto isso, é inegável a vocação de Fortaleza para o turismo de Sol & Mar, mas a cidade também desperta interesse com atrativos de relevância histórico-cultural, como o Theatro José de Alencar; o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura; o Forte de Nossa Senhora da Assunção; o Mercado Central; a Catedral Metropolitana; o Centro de Turismo do Ceará e o Museu do Ceará.

E ainda há quem goste de assistir o pôr do sol na Ponte Metálica ou na Ponte dos Ingleses.

A vida noturna é agitada, especialmente, nas quintas-feiras da Praia do Futuro, onde acontecem shows de música e humor.

SERVIÇOS TURÍSTICOS

Baião de Dois - Foto: A/ D

Onde comer:

Os peixes e frutos do mar (vale ressaltar, que o Ceará é o maior exportador brasileiro de lagosta), dividem o protagonismo com as iguarias nordestinas, como o baião de dois e a buchada, e os pratos à base de culturas agrícolas, como a rapadura, cachaça e a tapioca.

Para quem quer gastar pouco e degustar peixes e frutos do mar, uma boa pedida é o Alfredo, já para quem está mais disposto a gastar, também vale a pena ir ao Vojnilô. Agora, se o freguês preferir uma comida regional, o Cantinho do Faustino, o Coco Bambu e o Docentes e Decentes são três excelentes opções. Para encerrar, vale a pena degustar as famosas tapiocas do Centro das Tapioqueiras, são mais de 60 tipos à venda, dentre elas, a mais pedida, carne de sol com queijo de coalho.

Comida Típica: O nome “Baião” deriva de uma dança típica muito difundida por Luiz Gonzaga, o “Rei do Baião”. O compositor cearense Humberto Teixeira em parceria com Gonzaga compôs a música “Baião de Dois”. Pois é, o prato típico do Ceará tem até música em sua homenagem, mas, não poderia ser diferente, o prato tem entre seus ingredientes, o arroz e o feijão, preferência de 10 entre 10 brasileiros, além do dueto, ainda leva nata ou creme de leite, manteiga da terra, cheiro verde, queijo de coalho e carne seca. Para saborear o prato uma boa opção é o restaurante “Colher de Pau”, que além do Baião de Dois tradicional, possui uma versão com frutos do mar.

Onde ficar:

Fortaleza possui 280 estabelecimentos de hospedagem, 19.745 mil leitos disponíveis e uma capacidade de hospedagem de 28.987 pessoas, segundo dados do IBGE, 2011.

Entre as áreas mais tradicionais de hospedagem da cidade, está a Avenida Beira Mar, que concentra boa parte dos restaurantes, bares e serviços, além de margear as praias de Iracema, Meireles e Mucuripe, também é uma excelente opção para que deseje se hospedar próximo ao Castelão durante a Copa do Mundo, pois fica a apenas 10 km da Arena. Outra opção são os hotéis próximos à praia do Futuro, mas, vale ressaltar que a infraestrutura na região é mais tímida e fica distante 15 km do Castelão.

Onde comprar:

A Feira de Artesanato da Beira Mar é uma das mais populares dedicadas ao artesanato cearense, possui centenas de barracas, que vendem comidas típicas, souvenirs e artesanatos feitos à mão, como as famosas garrafinhas de areia colorida.

Outra opção do gênero é o Mercado Central, onde os turistas podem encontrar iguarias regionais da culinária, como cachaça, licores, castanha e doce de caju.

Transporte:

Aeroporto:
Aeroporto Internacional Pinto Martins
(85) 3392-1030

Ônibus: ônibus públicos e expressos, shuttles e táxis transportam os passageiros até o centro da cidade. As paradas se encontram na saída do terminal. Os ônibus de linha operam durante o dia. Além disso, há ônibus expressos que ligam o aeroporto com outras cidades do Brasil.

Táxi: a COOPAERO é uma Cooperativa de taxistas do Aeroporto Internacional Pinto Martins. Telefone: (85) 3392 - 1500.

Aluguel de Carro: existem balcões de locação de automóveis das companhias (Avis, Unidas, Hertz, Locar Alpha, Movida Rent a Car).

Mais informações sobre transporte em Fortaleza: Clique Aqui.

Outros serviços:

Posto de Informação do Centro de Turismo (Setur)
(85) 3101-5508
Horário: de 2ª a 6ª, das 8h às 18h. Aos sábados, das 8h às 16h e domingos, das 8h às 12h.

Postos de câmbio: as casas de câmbios estão disponíveis em agências de turismo, shoppings e no aeroporto internacional de Fortaleza.

Fonte: Bruna A. Medeiros, da redação OpenBrasil.org
Página anterior Próxima página